A Moeda Perdida Lc 15,8-10 ENCONTRE HOJE A SUA !

Há várias situações em que se pode perder algo de valor. Podemos perder, por exemplo, o grande amor de nossa vida, oportunidades, e o mesmo acontece em nossa vida espiritual, podemos perder a intimidade que temos com Jesus, o o óleo que mantém acesa a lampada, e isso pode acontecer por vários motivos: negligencia, falta de zelo, preguiça, desanimo... Nesta parábola é a “mulher” que perde. A “mulher”, na Palavra, significa a Igreja e a Igreja somos nós. Portanto devemos estar "ATENTOS" em estado de "ALERTA" não corrermos o risco de perdermos a dracma, ou seja a experiência que temos com Cristo. Confira na íntegra essa meditação que nos traz lições preciosas de como encontrar aquilo que foi perdido.

Procurando a Dracma Perdida  Texto Bíblico: Lucas 15.8

Introdução:  A parábola da dracma perdida mostra a diligência de uma mulher que ao perder algo precioso foi à sua procura, sem hesitar. Quem conhece a parábola sabe que o requisito básico para que a dracma fosse encontrada foi o de ACENDER A LUZ. Só encontramos o que perdemos quando acendemos a luz. O escuro dificulta o reconhecimento e a procura. O ato de varrer significa TIRAR A SUJEIRA. A igreja é responsável por tirar toda sujeira com diligência, cautela e muita observância procurar o que foi perdido de valores com o passar do tempo.

Podemos Observar Três Elementos que se destacam nesta parábola:

1- A Dracma e seu grande valor.

A dracma grega era uma moeda de prata que tinha praticamente o mesmo valor do denário romano. O denário        (e, por conseguinte, dracma) era reputado um bom salário por um dia de trabalho.

Uma dracma dupla é mencionada no trecho de Mateus 17.24, como o imposto anual por cabeça que todo homem judeu tinha de pagar ao tesouro do templo. Considerando-se a extrema pobreza em que viviam os habitantes da Palestina naquela época, essas dez dracmas provavelmente representavam as economias daquela mulher durante sua vida útil; e por isso mesmo a perda ao menos de uma única moeda, representava dez por cento desse total, o que significava um prejuízo sério.

O valor dessa moeda seria mais aumentado se fizesse parte de um ornamento para cabelos, exigindo que não se perdesse nenhuma peça, para que pudesse funcionar como tal. Esses ornamentos eram usados pelas mulheres casadas, como sucede naquelas regiões até o dia de hoje. Alguns têm sugerido que a preservação da unidade do ornamento podia ser reputada como símbolo da fidelidade da mulher ao seu marido. Essa interpretação é possível; mas é mais provável que o quadro vise unicamente a uma mulher pobre, cujas difíceis circunstâncias faziam com que a perda até mesmo de uma pequena moeda fosse motivo para tão grande ostentação.

As mulheres palestinas recebiam dez moedas de prata como presente de casamento. Além do valor monetário estas moedas tinham um valor sentimental equivalente ao de um anel de casamento; assim perder uma dracma seria extremamente angustiante.

2- A lâmpada

Ela teve acender uma lâmpada porque as casas pequenas nas da Palestina, das classes mais humildes, usualmente não tinham janelas, e a única maneira da luz entrar no aposento era mediante a porta. Portanto foi necessário acender uma lâmpada a fim de possibilitar uma busca mais completa. O chão provavelmente era coberto de poeira; pelo que, joelhos e mãos no chão, rebuscando no meio da poeira, ela procurar a sua preciosa moeda perdida.

3- A Busca da Dracma Perdida.

Sua busca, no meio da poeira, foi bem-sucedida, e se regozijou por haver encontrado uma décima parte de tudo quanto possuía, tendo trabalhado diligentemente para economizar.

 

 

 

 

Deixo nessa meditação dez dracmas, dez elementos espirituais que nos levam à uma profunda comunhão com Jesus, se você na correria desse ano perdeu uma, acenda a lâmpada do Espírito Santo, faxina uma faxina grossa em seu coração (conversão) e busque em oração porque o Senhor quer dar a nós a mesma alegria daquela mulher que representa cada um de nós sua Igreja.

1) Vida de Oração

2) Intimidade com a palavra de Deus

3) Eucaristia

4) A alegria do Espírito Santo

5) A vida de Santidade

6) A vida de comunidade

7) Coragem para anunciar o evangelho

8)  O perdão

9) Maria

10) A caridade fraterna

Peçamos ao Espírito Santo que nos ajude a “encontrar” viver todas as moedas.