A PESCA MILAGROSA (lucas 5,1-11)

A PESCA MILAGROSA (lucas 5,1-11) 

1.       A CONDIÇÃO EM QUE SE ENCONTRAVAM OS DÍSCIPULOS:

Naquela noite de fato o mar não estava para peixe, os discípulos estavam frustrados, cansados e decepcionados, trabalharam uma noite inteira e não tinham pescado um peixe se quer. A pesca para eles não era uma diversão um Hobby, a pesca era sua profissão, eles viviam da pesca e sustentavam suas famílias com a renda dela, mas naquele dia seu trabalho foi ineficaz e agora já pela manha só restava-lhes lavar as redes. 

2.       OS DÍSCIPULOS LAVAVAM AS REDES

Os discípulos “lavavam as redes” (Lc 5.2 b) Todo pescador no final de seu trabalho deve lavar as redes, por que se eles não retiram as sujeiras que estão grudadas sobre a mesma, as suas redes apodrecem, nas redes dos discípulos não havia peixes, mas apenas folhas, gravetos e lodos. 

Aqui aprendemos o primeiro elemento para sermos curados de todas as decepções, cansaço, do pecado que nos tona infrutíferos em todos os nossos empreendimentos: Precisamos lavar as redes.

Se você não lavar as redes a sua rede se apodrecerá.  Não podemos carregar dentro do nosso coração ressentimentos, magoas, falta de perdão, vícios, quando não abrimos os nossos corações a cura interior e a libertação.  E você pode me perguntar como posso ser curado desses males?

É só voltarmos nossos corações para o texto: Jesus estava pregando a palavra enquanto os discípulos lavavam as redes. (Lc 5,1).

3.       A CURA VEM POR MEIO DA PALAVRA!

No momento anterior a essa palavra pregada, os discípulos estavam na noite e não pescavam nada, as trevas representam uma vida sem a graça de Deus, podemos trabalhar a noite inteira, sem a graça de Deus não teremos frutos, não pescaremos nada, isso por que sem que Jesus estava em nosso barco, nunca veremos abundância de milagres.  A palavra de Deus nos purifica, “Vós estais limpos por causa da palavra que vos falei” (Jo 15,3).

É por meio da palavra que encontro perdão, cura, e reencontro a comunhão com Jesus.  A palavra nos exorta: Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo. Ele é a oferenda de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro. ( 1 João 2,1-2). 

Por meio da palavra encontramos cura e perdão de toda treva que possa estar em nossos corações, tonando nossa vida infrutífera.

Uma vez curados Jesus começa a realizar sua obra de salvação:

4.     “SUBIU NUM DOS BARCOS” (Lc 5,3 a)

Os discípulos não estão mais na noite, pelo contrário estão a luz do dia isso por que Jesus esta no barco. Quando Jesus esta conosco todas as realidades são transformadas “as trevas dão luz ao dia” “o cansaço da lugar a esperança” “o que estava perdido, da lugar a uma grande oportunidade.”

Jesus esta no seu barco?

Antes de sair para qualquer empreendimento devemos nos questionar Jesus esta comigo? Sem ele voltaremos sem ele com as redes vazias... Todo evangelizador antes de sair em missão deveria se questionar: Jesus esta comigo? Quando Pedro fala de Jesus para Cornélio ele relata que Jesus foi um homem ungido por Deus com Espírito Santo e poder no qual realizava obras extraordinárias, curas, libertações por que “Deus estava com ele” (Atos 10,37-38).

“Pois Deus estava com ele” (Atos 10,38 b). E Jesus esta conosco? Jesus esta em meu barco?

Jesus subindo no barco de Pedro manda que o apóstolo afaste o barco da terra.

5.       AFASTAI O BARCO DA TERRA (Lc 5,3)

Essa ordem de Jesus me lembra outro texto da Escritura:  “ Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto, onde Cristo está entronizado à direita de Deus;  cuidai das coisas do alto, não do que é da terra”. (Cl 3,1-2). 

Jesus esta preparando os discípulos para viverem o sobrenatural de Deus, se quisermos viver o sobrenatural de Deus precisamos nos desprender das coisas do mundo, precisamos buscar as coisas do alto, onde o Senhor Jesus esta e derrama sua graça.  Quanto mais desapegados formos as coisas da terra mais impulsionados seremos as coisas do alto.  Uma vez que os discípulos se lançam novamente as aguas... Jesus da uma segunda ordem: “Avança mais para o fundo, e ali lançai vossas redes para a pesca”.

6.       “AVANCEM MAIS PARA O FUNDO E ALI LANÇAI VOSSAS REDES PARA A PESCA”   

Qual a diferença da primeira pesca para a segunda?

Na primeira pesca, os discípulos trabalham de madrugada, Jesus não esta com eles e as redes estão sujas. Na segunda pesca as redes estão limpas por causa da pregação da palavra, eles estão de dia pois Jesus esta no barco e o Senhor os guia sobre o lugar exato que devem ser lançadas as redes.

Existem duas maneiras de vivermos na carne e no Espírito, quando decidimos em viver no Espírito Jesus purifica nossa alma, para percebemos que Ele está conosco e guia todos os nossos caminhos. 

Nas aguas mais profundas Pedro motivado pela pregação de Jesus lança as redes com confiança no lugar indicado pelo mestre.  O que aconteceu?

Agindo assim, pegaram tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. Fizeram sinal aos companheiros do outro barco, para que viessem ajudá-los. Eles vieram e encheram os dois barcos a ponto de quase afundarem. (Lucas 5, 6-7). 

7.       AGINDO ASSIM OU SEJA PELA FÉ QUE VEM DA PREGAÇÃO DA PALAVRA

Essa fé não é uma fé natural dom de Deus (cf 2,8); Mas essa fé é uma fé carismática (cf 1 Cor 12,9), é por meio da fé carismática que podemos viver o sobrenatural de Deus. Essa fé é a mesma fé que Jesus fala a Mart quando seu irmão Lazaro esta morto há quatro dias “Se creres verás a glória de Deus”.  Sabe por que os milagres estão desaparecendo no meio da Igreja? 

Não estamos avançando para as aguas mais profundas da experiência do Espírito Santo. Alguns ficam na terra, outros não avançam ficam na superfície, se queremos ver Deus agir de maneira estrondosa precisamos crescer, aprofundar na experiência do Espírito Santo.

Pedro e os discípulos ficaram tão impactados com o poder de Jesus diante da experiência carismática que mandaram Jesus se afastar deles “Vendo isso, Simão Pedro caiu de joelhos diante de Jesus, dizendo: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um pecador!” (Lc 5,8). 

8.       “AFASTA-TE DE MIM SENHOR, PORQUE SOU PECADOR!”

Algo que é próprio da experiência de Deus o temor à santidade de Deus e a revelação de nosso ser pecador. 

Pedro estava satisfeito Jesus tinha realizado tudo o que ele queria em abundância agora ele poderia despedir Jesus e voltar tranquilamente para sua casa. Mas os planos de Pedro não eram os planos de Jesus, Pedro queria passar alguns bom momentos com o mestre, mas Jesus não queria apenas viver momentos com Pedro, Jesus queria construir uma história com ele, pois o Senhor tinha uma grande missão:  Jesus disse a Simão: “Não tenhas medo! De agora em diante serás pescador de homens!”

9.NÃO TENHAS MEDO! DE AGORA EM DIANTE SERAS PESCADORES DE HOMENS!

Jesus escolheu Pedro para ser um pescador de almas! Todos aqueles que são chamados por Jesus recebem a mesma vocação a missão.  Também somos chamados a desbravar os mares de todo mundo para ganhar mais almas para Cristo Jesus.  A experiência que fazemos com ele nos impulsiona a mesma. 

Pedro ficou tão impactado com essa experiência que imediatamente respondeu ao chamado, e o mais incrível que pareça: “ Eles levaram os barcos para a margem, deixaram tudo e seguiram Jesus”. (Lucas 5,11)

10.   DEIXARAM TUDO E SEGUIRAM JESUS.

Pedro e os irmãos filhos de Zebedeu largaram tudo, não só os peixes, mas também os barcos para imediatamente seguiram Jesus.  A nossa história com Jesus só começa quando decidimos radicalmente por ele, deixando para traz a vida velha nos lançando imediatamente  ao seus projeto de discipulado. 

Jesus entra hoje em nossos barcos, precisamos apressadamente lavar as redes, sair das trevas, afastar da terra, ir as aguas mais profundas, lançar as redes e estar disposto a deixar tudo para estar mais próximo dEle.  Que Deus te abençoe paz e pentecostes!