A SOPA ENVENENADA (2 Rs 4.38-41)

Palavras proféticas!

A SOPA ENVENENADA (2 Rs 4.38-41)

                                                                      Uma palavra profética para Igreja!

Texto Bíblico: Quando Eliseu voltou a Gálgala, a fome devastava a terra. Estando os filhos dos profetas sentados diante dele, disse ao seu servo: Toma uma panela grande e prepara uma sopa para os filhos dos profetas.  Foi um deles ao campo para colher legumes, e encontrou uma planta silvestre; colheu dela coloquíntidas selvagens, encheu o manto, voltou para casa e cortou-as em pedaços dentro da panela da sopa, sem saber o que era. Serviu-se a refeição aos homens. Logo, porém, que provaram da sopa, puseram-se a gritar: Homem de Deus, a morte está na panela! E não puderam comer. Eliseu disse-lhes: Trazei-me farinha. Jogou farinha na panela e disse: Serve agora, para que todos comam. E não havia mais nada ruim na panela (2 Rs 4.38-41).

Cuidado com aquilo que você coloca dentro da panela.

Esse texto revela uma grande tentação: Colocar veneno na panela ao invés de alimentos que nutrem e fortalecem os discípulos na missão.

Aplicação bíblica:

                                  ----------------A panela é a comunidade:- --------------------

1º Os discípulos se reúnem em torno da panela: Não existe ministério sem comunidade. Os ministérios só tem função quando são uma necessidade da comunidade. Exemplo: Por que existe o ministério Marcos? (Evangelização de Juventude) por que Jesus evangelizou os jovens e existem jovens a serem evangelizados na comunidade.  Um ministério sem comunidade perde sua função e unção. O carisma deve ser utilizado para edificação da Igreja. (Cf 1 Cor 12.7-8).

 Os alimentos que nutem e fortalecem os discípulos na vida espiritual e na missão são fornecidos de dentro da panela: Em Atos 2,42 Lucas relata como era a vida dos primeiros cristãos “Eles eram perseverantes na vida comunitária”  Inseridos no corpo místico de Cristo, que nós os membros, recebemos o alimento para nossa vida espiritual, (Os sacramentos, a palavra de Deus, a eucaristia, a comunhão entre os irmãos, orações...).

Por isso esse texto nos relava uma grande tentação, jogar dentro da panela alimentos “parecidos” com alimento sólido que a Igreja deve se alimentar. 

        -----------Mas o que então deve ter dentro de nossa panela?--------------------

Analisando a Sagrada escritura, vamos ver que Jesus ao formar seus discípulos da uma ordem aos seus discípulos:

(Atos 1,4-5) E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem o cumprimento da promessa de seu Pai, que ouvistes, disse ele, da minha boca; porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui há poucos dias.

O Senhor da aos discípulos uma ordem... Um mandamento!

Algo que é fundamental e essencial para que a Igreja possa realizar a missão ao qual foi preparada por Jesus. Por isso Jesus ordena os discípulos que não se afastem, mas que permaneçam em torno da panela até que o Pai derrame do alto o alimento sólido, o  alimento que não pode faltar na vida da Igreja  “o Batismo no Espírito Santo”!

... Mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui há poucos dias... (Atos 1,4-5) .

   Um dia perguntaram ao Papa Paulo VI, qual era a maior necessidade da Igreja, o Papa então respondeu: “A maior necessidade da Igreja para este tempo é do Espírito Santo. É de fogo no coração, palavras nos lábios e profecia no olhar”. A igreja vai dizer o Papa, “vive um Perene Pentecostes. Afinal de contas o Espírito não foi derramado em Pentecostes. Ele começou a ser derramado em Pentecostes” (Cf. Audiência Papa Paulo VI. 1975).

A maior necessidade da Igreja é o Espírito Santo!

Infelizmente a Igreja tem caído nessa tentação “jogar” outros alimentos, alimentos que são veneno na panela.

Ligue a televisão, radio... e observe que hoje se prega de tudo, teologia da prosperidade, curas divinas, carismas, doutrina do cai cai, devocionismo, dizimo, demonologia, curas de maldições hereditárias... Tudo e tudo mesmo, exceto o essencial o Batismo no Espírito Santo.  Pouco tem se falado da promessa do Pai (Cf Lucas 12.49); d’Aquele que batiza com Espírito Santo e fogo (cf Marcos 1,8); e da necessidade de aguardarmos em oração expectante como os apóstolos em pentecostes a vinda do Espírio Santo (cf Atos 2,1-4); para experimentarmos seus inúmeros efeitos descritos na Sagrada Escritura. 

                    Qual a consequência disso?

A pregação e o Cristianismo esta sendo envenenado e diluído a cada dia.

Já vivemos em uma era chamada por filósofos de pós-cristã, os cristãos são cristãos mas só de nome, os batizados vivem como pagãos e precisam ser reevangelizados, a mídia destrói os valores do evangelho, a sociedade se revolta contra a Igreja a família a vida... Vivemos em uma sociedade relativista, hedonista e materialista. Vivemos uma crise moral que tem se alastrado em todos os segmentos da sociedade. 

O veneno que mata a Igreja é a falta de conhecimento... ( Os 4,6) Meu povo esta morrendo por falta de conhecimento. 

Conhecimento, ou seja, experiência de Deus. O Batismo no Espírito Santo como experiência de sentido, nos da a graça de conhecermos a Deus, de  tocarmos a Deus e sermos tocados por Ele.  Essa é a experiência que nos transforma em homens e mulheres convictos de fé.  Não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido". ( Atos 4.20 ); Assim diziam Pedro e João homens siplssem instrução, mas convictos, chios do Espírito Santo.

Essa experiência de convicção dos cristãos da primeira hora é fruto da experiência de pentecostes! 

A experiência do batismo no Espírito Santo é  FUNDAMENTAL, NORMATIVA E ESSENCIAL para a Igreja. 

                             Qual seria a solução para o veneno que esta na panela?

Quando os profetas descobriram que a morte estava na panela... Eliseu disse-lhes: Trazei-me farinha.

Trazei farinha significa ressignificar. Dar um novo sentido ou voltar ao sentido original.  Ecoa em meu coração as palavras da Beata Helena Guerra: 

“É preciso que a igreja volte ao cenáculo, para que o Espírito volte a Igreja”.

Esse é o alimento, o conteúdo, o primeiro fruto pascal, o selo, a marca, o advogado e consolador que Jesus veio trazer a Igreja, clamem insistentemente VEM ESPÍRITO SANTO!

Precisamos voltar ao cenáculo como os discípulos na véspera de pentecostes para juntos clamarmos: Vem Espírito Santo, não permita que outros profetas coloquem veneno em sua panela. 

Paz e pentecostes!