A tentação da mediocridade

DEUS VOMITARÁ OS MORNOS!

Queridos jovens, não vos deixeis cair na mediocridade; a vida cristã está feita para grandes ideais. (Papa Francisco).

Uma das grandes tentações da vida cristã é justamente a MEDÍOCRIDADE!

A medíocridade é a tentação de dar o menos, de não correr riscos, de não ousar, não investir, não sonhar em grandes desafios e acomodar, em uma zona de conforto, que não exija de nós nenhum esforço e nenhum sacrifico.

A vida é muito curta para ser pequena. Já basta que ela curta seja, para eu consiga apequena-la de algum modo.

Sempre que penso em um homem medíocre na sagrada escritura, vem ao meu coração à parábola dos talentos. A qual o Senhor exorta com severidade o servo preguiço e infiel que por medo enterrou o seu talento sem produzir nenhum fruto. 

Esse servo medíocre ouvir do Senhor uma dura sentença:  “Devias, pois, levar meu dinheiro ao banco e, à minha volta, eu receberia com os juros o que é meu. Tirai-lhe este talento e dai-o ao que tem dez. E a esse servo inútil, jogai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. (Mateus 25,14-30). 

Afinal o que aprendemos com esse texto?

O Senhor nos chama a radicalidade! Somos chamados a ser como uma vela no altar, que se consome por inteiro até se aniquilar. A vida é curta demais para se pensar pequeno. Não tenha medo do novo, de desafios “Ultrapasse as suas fronteiras.”

Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sabedoria.          (1 Tm 2,7) E ainda (Rm 8,15). Porquanto não recebestes um espírito de escravidão para viverdes ainda no temor, mas recebestes o espírito de adoção pelo qual clamamos: Aba! Pai!

 “Nunca diga a um jovem que algo não pode ser feito. Quem sabe se Deus não esperou durante séculos justamente por alguém que ignorasse suficientemente o impossível, a ponto de realizar exatamente aquilo.” Se você desvaloriza os seus próprios sonhos, ninguém dará valor a eles. Você acabará descobrindo que os grandes líderes raramente são “realistas”, de acordo com o padrão dos outros. (Dr. J. A. Holmes).

A ousadia é a marca do verdadeiro cristão!

Afinal, por que temer tanto se nosso Deus é tão grande? Por que não ousar, se ele nos capacita? Até quando vamos ficar, procrastinando, deixando para amanha o que o Senhor tem esperado de nós para o hoje?

“Quando um homem estabelece um limite para o que fará, já estabeleceu um limite para o que pode fazer.” (Charles Schwab).

A maioria das pessoas podem fazer mais do que pensam que podem, mas em geral vivem encolhidas no menos, na mediocridade. Nunca se sabe o que se pode fazer até que se tente.

Não me esqueço do testemunho do Pastor David Wilkerson, autor do livro "A Cruz e o Punhal". Ele morava em uma cidadezinha sem graça e sua vida estava no mais ou menos de uma rotina ordinária. Aí, fez um propósito bem simples: ele deixaria de assistir televisão por duas horas, de cada noite, para se dedicar a oração. E, por causa daquela busca, Deus fez uma revolução em sua vida. O resultado foi o primeiro "Desafio Joven" na cidade de Nova York, uma casa de recuperação para viciados em drogas cujo modelo se espalhou pelo mundo inteiro. Quanto tempo você fica diante de tela de um monitor ou de uma Tv? Onde você está desperdiçando seu tempo com coisas medíocres, sem importância? O que está o/a impedindo de buscar respostas em oração? O Senhor não aceita a mediocridade, uma vida cristã sem nenhum propósito.

É preciso viver acima da mediocridade!

Não podemos perder de vista que o Senhor Jesus voltará! Ele cobrará todos os frutos colocados em nossas mãos.  Corremos o risco de sermos “lançados fora do seu projeto de salvação” então, sejamos ousados!

O que o mundo anseia e espera e ver hoje cristãos, convictos, ousados e cheios do Espirito Santo que vivam com radicalidade suas opções de fé. Até o mundo sabe disso....

Fica a exortação. Deus abençoe a todos, a paz e pentecostes!