A via purgativa do Batismo no Espírito Santo. “Um santo remédio” para aniquilar o homem velho, que ainda habita dentro de nós.

A via purgativa do Batismo no Espírito Santo.  

“Um santo remédio” para aniquilar o homem velho, que ainda habita dentro de nós. 

Você quer ser um (a) jovem cheia do Espírito Santo?

Se sim, prepare tua alma para provação (cf Eclo 2,1).

Continue lendo esse texto irá nos ensinar três coisas:

1º O batismo no Espírito Santo não torna você um “super-cristão” nem um anjo. Mesmo sendo batizado no fogo do Espírito. A maior parte da sua vida provavelmente continuará sendo o habitual trabalho duro, rotineiro e secular. Com as mesmas crises, tentações e medos de um (a) jovem que ainda não se abriu ao fogo de Deus.

2º Sem passar pela via purgativa, não veremos sinais das grandes obras de Deus. A via purgativa, é a via mais dolorosa, pois exige morte do EU, “Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação”.

3º Existe um caminho espiritual para sermos cheios do Espírito, o kenosis, o caminho da renuncia e da mortificação, apresentado em Eclesiastico 2,1-9.

 

Introdução: Primeiro quero fazer uma exortação: “KBÇAUM” você não será um super- cristão (a), nem um anjo só porque ficou cheia (o) do Espírito Santo. A maior parte da sua vida provavelmente continuará sendo o habitual trabalho duro, rotineiro e secular. Com as mesmas crises, tentações e medos de um (a) jovem que ainda não se abriu ao fogo de Deus. Às vezes, haverá picos mais na maioria dos momentos vivemos uma vida ordinária. Mas se você permanecer fiel às moções do Espírito Santo, em momentos que você menos espera, logo perceberá que o Senhor agirá e sempre estará operando em você e por seu intermédio para te dar graças atuais e salvar almas. Sua vida reluzirá com o sobrenatural e, quando você tocar outras vidas através do seu testemunho e missão, algo acontecerá para Deus.

No momento oportuno, Ele agirá, haverá poder (Lc 24.49; At 1.8), intrepidez (At 4.13,29,31), alegria (At 13.52), louvor (Lc 1.67-75; Ef 5.19-20) e Deus realizará a sua obra. Aleluia!

Mas para isso você terá que pagar um alto preço!

É o que os santos chamam de via purgativa. Existem três fases que são degraus de crescimento espiritual: A via iluminativa (1ª Fase, conhecimento de Deus), a via purgativa (2ª Fase, purificação interior ou segunda conversão), e a via contemplativa, (3ª Fase, onde ocorrem com maior frequência, experiências místicas, sinais, prodígios e milagres).

A via purgativa, é a via mais dolorosa, pois exige morte do EU, “os que pertencem a cristo, crucificaram na carne suas paixões e desejos (Rm 5,24)”. 

Nessa fase precisamos passar pelo fogo da provação. Você precisará dizer um sonoro “não” para os apetites ilícitos da carne (1 Co 9.27). Precisará responder à tentação pecaminosa como um morto responderia em todas as situações (Rm 6.11). Precisará tomar medidas rigorosas para evitar qualquer pecado (Mt 18.8). Precisará fugir das ocasiões de perdição (2 Tm 2.22). Precisará controlar seus pensamentos (Pv 23.7; Fp 4.8); Precisará ser Cristocêntrico, e não egocêntrico (Jo 16.14) em seu respirar diário.

Sem uma entrega total a vontade de Deus, não há como ser cheio do Espírito Santo.  Pois o Espírito é dado aqueles que lhe obedecem (Atos 5,32).

Por isso o nosso ideal deve ser: “continuamente cheios do Espírito Santo” e não uma experiência superficial apenas e pronto.

                                                          Eai, ainda quer ser cheio do Espírito Santo?

Deixo os versículos de Eclo 2, como um caminho espiritual, o kenosis caminho de aniquilação do EU, para aqueles que desejam ser cheios do Espírito Santo:

(Eclo 2,1 ss)  Meu filho, se queres ser cheio do Espírito Santo (Grifo meu)....  permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação; humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade, sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça. Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência. Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação. Põe tua confiança em Deus e ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera nele. Conserva o temor dele até na velhice. Vós, que temeis o Senhor, esperai em sua misericórdia, não vos afasteis dele, para que não caiais; vós, que temeis o Senhor, tende confiança nele, a fim de que não se desvaneça vossa recompensa. Vós, que temeis o Senhor, esperai nele; sua misericórdia vos será fonte de alegria.

Um caminho novo, kenosis o caminho da descendência, mas lembre-se que os humilhados serão exaltados, quanto mais você se aniquilar, mais cheio do Espírito Santo você será. Então que diminua eu Senhor, para que tu cresça.   

                                         LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!