Batismo no Espírito Santo, uma experiência do amor de Deus!

“Ficaram todos cheios do Espírito Santo” (Atos 2,4).

Conta à história que no inicio da renovação carismática, jovens estudantes que participavam de um retiro em Duquesne, durante o retiro tiveram uma experiência tão poderosa do amor de Deus, que houve um momento que tiveram medo de “não aguentar o excessivo amor de Deus” que naquela ocasião sentiam-se inundados. Diziam com efeito: “Era como se o Deus do Sinai tivesse entrado no lugar onde estávamos , enchendo-o completamente e a nós também”.  Quem realmente foi batizado no Espírito Santo sabe do que estou falando, em minha experiência de pentecostes, senti Jesus colocando a mão dentro do meu coração arrancando toda tristeza de morte e infundindo um amor jamais experimentado, ao ponto de querer perdoar meus irmãos, amigos e amar meus pais.

Se o Espírito Santo é o amor de Deus derramado em nossos corações (cf Rm 5,5), dizer que os apóstolos no dia de pentecostes ficaram todos cheios do Espírito Santo é o mesmo que dizer: Ficaram todos cheios do amor de Deus. O Espírito Santo uma vez dado ao homem acende a chama do amor, amor a Deus e ao próximo.

Pentecostes se revela na escritura como um evento extraordinário, por que não foi apenas um fato histórico ou teológico, mas se realizou de maneira pessoal sensível. Os discípulos de Jesus foram transpassamos pelo fogo de amor que foi derramado do alto, seus corações foram transformados, de corações cheios de temor de escravos, em corações cheios de amor de filhos amados, e isso não aconteceu sem que eles não sentissem nada, em regime de “anestesia total” como se realizam nas cirurgias de transplantes de corações, mas os apóstolos fizeram o contrario, uma experiência avassaladora e radical onde seus corações foram impactados pelo infinito amor de Deus de maneira sensível. Os apóstolos foram batizados no amor de Deus!

Foi tamanha experiência que os deixou fora de si, a tal ponto que para a multidão eles pareciam estar embriagados (cf.Atos 2,13).  Essa virada radical que aconteceu no dia de pentecostes no coração dos discípulos só pode ser explica e realizada por uma experiência profunda de amor.

Tantos os apóstolos e mais tarde os mártires no decorrer dos séculos da mesma forma só chegaram ao ápice da caridade cristã, ao ponto de entregar a própria vida, por que estavam embriagados de amor.  Embriagados da unção que vem do toque poderoso do dedo de Deus, o Espírito Santo, experiência que mata os pecados e vivifica o coração.

Muitos santos diziam sobre o Espírito Santo:  “Vinde Espírito Santo, felicidade sem fim!” isso por que aqueles que experimentam o fogo do amor divino, experimentam o momento mais belo de suas vidas, como se descobríssemos em um estante o quanto somos amados por Deus de forma pessoal.

Poderiam me refutar alguns conservadores e críticos da renovação, mas por que essa insistência no sentir? Será que é mesmo preciso fazer a experiência do amor de Deus? Não basta crer, aceitar pela fé o Espírito Santo como Deus, terceira pessoa da santíssima trindade?

Quando se trata do amor de Deus, o sentir também é uma graça, assim cantamos “Como é bom sentir o seu amor tocar em mim”. Embora não seja correto ficar preso a esse sentimento, ou ao sentimentalismo da fé, é bom procura-lo e deseja-lo.  “A Sagrada escritura diz: “Provai de vede como o Senhor é bom” Os apóstolos afirmam: “ Por tê-lo conhecido, acreditamos no amor que Deus tem para conosco” (1 Jo 4.16), não apenas acreditamos mas também conhecemos, e sabemos que o verbo conhecer, na sagrada escritura significa experimentar.  

Nisso consiste o pentecostes, “uma experiência concreta do amor de Deus” (Cardeal Cordes), uma experiência viva e transformadora do amor de Deus.  Experiência que pode ser dada por Jesus a você agora! Era isso que ele falava a samaritana:  

“Se conhecesses o dom de Deus, e quem é que te diz: Dá-me de beber, certamente lhe pedirias tu mesma e ele te daria uma água viva”; o que beber da água que eu lhe der jamais terá sede. Mas a água que eu lhe der virá a ser nele fonte de água, que jorrará até a vida eterna. (João 4,10,14). 

Se você tem sede de amor, peça a Jesus hoje que te batize no Espírito Santo, seu coração será transformado e você nunca mais será o (a) mesmo (a) . PAZ e FOGO DE AMOR!