COMO FAZER UMA PREGAÇÃO DE PODER?

COMO FAZER UMA PREGAÇÃO DE PODER?

Como realizar uma pregação eficaz, ou seja, que produza frutos, conversão vida nova, mudança de mentalidade?

Nessa reflexão você aprenderá como fazer uma pregação eficaz. Existem quatro elementos básicos que devem ser refletidos, rezados e aplicados, para que você possa fazer uma eficaz.

1. UNÇÃO

Toda pregação deve ter inspiração divina. Uma pregação sem unção, ainda que tenha uma excelente estrutura, não apresentará poder para conversão, consolação e edificação.

A encíclica Evangeli Nuntiande n. 75. Exorta: “Nunca será possível haver evangelização sem a ação do Espírito Santo.

As técnicas da evangelização são boas, obviamente; mas, ainda as mais aperfeiçoadas não poderiam substituir a ação discreta do Espírito Santo. A preparação mais apurada do evangelizador nada faz sem ele. De igual modo, a dialética mais convincente, sem ele, permanece impotente em relação ao espírito dos homens. E, ainda, os mais bem elaborados esquemas com base sociológica e psicológica, sem ele, em breve se demonstram desprovidos de valor.

Devemos lembrar que ao transmitir uma pregação, não estamos transmitindo conhecimento humano mas a Palavra de Deus e esta é a única que penetra até a divisão da Alma e Espírito, portanto é fundamental a unção.               

Apliquemos a nós as palavras de Paulo (1 Cor 2,4-5) A minha palavra e a minha pregação longe estavam da eloquência persuasiva da sabedoria; eram, antes, uma demonstração do Espírito e do poder divino, para que vossa fé não se baseasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.

2. FIDELIDADE TEXTUAL

Fidelidade textual é importante, a pregação deve estar coerente com toda verdade revelada na escritura, com a doutrina da Igreja. Todo pregador deve ao menos ter uma noção básica dos dogmas da Igreja, do processo de formação inicial da comunidade, e do contexto bíblico. Para não cair em descredito durante sua mensagem.

3. UNIDADE

Toda pregação tem um objetivo a ser alcançado. O seu conteúdo deve convergir para um único alvo.

"Há pregações que são uma colcha de retalho, uma verdadeira miscelânea de assuntos, ideias e ensinos".  A pregação deve ter um corpo, (Começo, meio e fim).

4. FINAL

A conclusão e a oração final são o clímax de toda pregação. A pregação tem uma finalidade levar o público a rezar. A responder a palavra pregada a Deus.  Todo pregador é João Batista, preparamos o caminho, para que a salvação que vem de Jesus chegue.

Uma pregação ungida e bem concatenada despertará nos ouvintes, amor pela palavra, desejo de estar na comunidade e perseverança entre os membros.