COMO O CRISTÃO DEVE VOTAR?

COMO O CRISTÃO DEVE VOTAR?

Eleições chegando... Afinal quais são os critérios que um cristão autêntico deve considerar ao votar? Sei que dificilmente encontrarei um tema mas desanimador e chato para escreverdo que a politica, não a politica em si, mas o que ela nas mãos de muitos corruptos, vagabundos e mentirosos se tornou... mas como não podemos “votar em branco” pois a omissão também é pecado,  deixo nesse artigo sete elementos que devemos considerar antes de votar:

O cristão deve votar com os critérios do Cristo. Se professamos Jesus como Senhor de nossas vidas não podemos votar em ideologias e propostas de candidatos e partidos que promovem leis e projetos contra os valores de nossa fé. Nesse sentido aplico as palavras de Paulo (cf Rm 12,2) Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito.  

Existe, para os cristãos, uma série de princípios irrenunciáveis a partir dos quais podem e devem avaliar os partidos políticos. Aqueles partidos que não respeitam princípios cristãos simplesmente não pode ser votados, isso é uma questão de caráter.

 

Quais são esses princípios que somos chamados a discernir nessa eleição? Podemos resumi-los, a partir de um documento importante da Igreja:

A "NOTA DOUTRINAL SOBRE ALGUMAS QUESTÕES RELATIVAS AO COMPROMISSO E CONDUTA DOS CATÓLICOS NA VIDA POLÍTICA", Congregação para a Doutrina da Fé, 24 de novembro de 2002, n.4), nos seguintes pontos, alguns dos quais vamos transcrever literalmente:

 

1. O respeito à vida, também dos embriões humanos, e a clara oposição ao aborto e à eutanásia.

2. A tutela e a promoção da família, fundada no matrimônio monogâmico entre pessoas de sexo oposto e protegida em sua unidade e estabilidade, frente às leis modernas sobre o divórcio.

3. A liberdade dos pais na educação de seus filhos é um direito inalienável, reconhecido nas Declarações Internacionais dos Direitos Humanos.

4. A tutela social dos menores e a libertação das vitimas das modernas formas de escravidão.

5. O direito à liberdade religiosa.

6. O desenvolvimento de uma economia que esteja a serviço da pessoa e do bem comum, respeitando a justiça social, o princípio de solidariedade humana e de subsidiariedade, segundo o qual devem ser reconhecidos, respeitados e promovidos os direitos das pessoas, das famílias e das associações, assim como seu exercício.

7. O tema da paz, que é obra da justiça e da caridade, e que exige a recusa radical e absoluta da violência e do terrorismo, e requer um compromisso constante e vigilante da parte dos que têm a responsabilidade política.

O "voto cristão" será, portanto, verdadeiramente cristão se souber respeitar estes pontos essenciais para a vida social, que valem não somente para os católicos, mas para todos os homens e mulheres participantes de um Estado. São pontos, segundo diz a Nota Doutrinal antes citada (n.4), que "não admitem derrogações, exceções ou compromisso algum". Isto é, são pontos inegociáveis, sobre os quais um verdadeiro cristão não pode ceder na hora votar numa urna.

A fé não nos aliena da vida, mas pelo contrario nos insere nela. A fé ilumina e permite viver mais a  fundo a justiça e a caridade. O cristão não deve de omitir nessas eleições, votar em branco, mas somos chamados a dar razão a nossa fé também na urna. “Porque tudo o que é preciso para os maus prevalecerem é que os bons não façam nada e simplesmente assistam das arquibancadas. (Ester 4.14)”

Precisamos fazer a diferença, nessa eleição vote consciente, vote com fé. Que Deus abençoe oremos pelo nosso país, que a vontade de Deus prevaleça.  Porque feliz é a nação cujo Deus é o Senhor. Salmo 33.12. Aleluia!!!

 

___

Ref.:

Pe. Fernando Pascual, 'Existe el voto católico?", disp. em:

www.ofielcatolico.com.br