Crescendo na graça e no conhecimento (2 Pd 3,18)

“Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso  Senhor e Salvador Jesus Cristo”. 2 Pedro 3.18

             Estava ontem em adoração e o Senhor me disse: Sabe por que muitos ficam na inercia na vida espiritual? Falta de propósito!

Não podemos levar nossa espiritualidade de qualquer jeito, “antes é preciso crescer na graça e no conhecimento” (2 Pd 3,18) aqueles que não crescem se tornam infantis, crianças embora ainda sendo carismáticas... Como a comunidade de corintos, a mais carismática, mas a mais problemática. Nesse texto faço uma breve reflexão sobre: 
- Porque devemos crescer. E quais são as leis do crescimento. 
- o que acontece quando não temos um proposito de crescimento na espiritualidade (sintomas de uma criança espiritual).


- Como crescer na vida espiritual. 

Todo Cristão deve ter o objetivo de progredir na graça e no conhecimento de Cristo. E isso é possível por meio continuas experiências com Jesus onde podemos ir mergulhando nos mistérios de Deus, crescendo na fé, potencializando a vida do Espírito Santo, de maneira que toda Comunidade seja enriquecida por nossos dons e serviços.

Como diz o apóstolo “Antes crescei na graça” Que todo conhecimento adquirido nos leve a buscar a graça, que não vem de nosso mérito, mas uma intervenção direta do Espírito Santo. Mas é preciso manter os olhos fixos em uma das regras da vida da graça: A graça supõe a colaboração humana como ensina São Tomás de Aquino. A experiência de Deus não anula a disposição humana. Deus nos deu a inteligência e a vontade. A inteligência para descobrirmos a verdade e a vontade para querermos o bem.  Sem essa disposição não é possível, crescermos na graça. Aqui vale outro ensino dos Santos: “Ora e trabalha” Temos que rezar sabendo que tudo depende de Deus e trabalhar como se tudo dependesse de nós. (São Bento). 

Esse texto deve nos exortar: Não podemos ficar estagnados na vida Cristã é preciso crescer! Qual seria o problema de não crescermos na graça e no conhecimento?

Quando não buscamos o crescimento na graça e no conhecimento nos tornamos crianças espirituais.  

Algumas características de uma criança: 
a) A criança fala muito, mas não diz nada ou quase nada. Não tem conteúdo. b)A criança, por natureza, é egoísta. Tudo sou “eu” e o todo é “meu”.  
c)A criança brinca muito e também “briga” muito.    
d)A criança normal dorme muito – e dorme em qualquer lugar!                                                       
e) A criança gosta muito de ruído, de barulho, e geralmente no momento e no lugar impróprios para os adultos. Quanto mais barulho, mais a criança gosta!                                                           
f) A criança gosta muito de doces (Ler Provérbios 25.16,27 e Levítico 2.11). Doces engordam, mas engordar não é crescer, e nem sempre é sinal de saúde. 
g) A criança é muito sentimentalista. Ela vive pelo que sente. Por coisa mínima, a criança chora e causa escanda-lo.                                                
h) A criança é muito crédula. Ela não discute nem questiona as coisas da vida em geral. Ela crê em tudo, sem argumentar. Ela aceita praticamente tudo sem averiguar, sem filtrar, sem discutir.         
i)A criança não gosta de disciplina. Ela não gosta de obedecer.Também a criança é fantasiosa.Ela exagera as coisas.Ela cria o seu próprio mundo de fantasia para si e vive esse seu mundo.                   
j) A criança pequena não tem equilíbrio. Não tem firmeza.Com facilidade, ela tropeça, escorrega, cai e levanta-se.k)A criança é imitadora. Ela, se puder, imita tudo, inclusive o ato de trabalhar dos adultos, mas tudo imitação, e às vezes machuca-se por isso.                                                                   
m) A criança, em geral, é fraca; ela não tem a resistência dos adultos.                                           n)Finalmente, a criança não entende coisas difíceis, coisas de gente grande.                 
 
Você esta compreendendo o porque não podemos ser crianças na vida espiritual?  Só tem uma  vantagem de ser criança na vida espiritual: PODEMOS CONSTANTEMENTE CRESCER!
 
Como pode o crente crescer na graça e no conhecimento de Deus
 
Primeiro, orando sem cessar (1Ts 5.17). A oração é um precioso e eficaz meio de comunhão com Deus. 
Segundo, lendo e estudando a Bíblia continuamente (Sl 1.2, 3).
Terceiro: Obedecendo a Deus, a partir da Sua Palavra (Sl 119.9).                                                   
Quarto: Testemunhando e buscando a santificação pessoal (Mt 5,48);                                                   
Quinto: Evangelizando oportuno e inoportunamente (2 Tm 4,2);                                                                                                              
Concluindo, sexto: Mantendo-se renovado espiritualmente (Ef 5.18) e experimentando a progressiva transformação espiritual pelo Espírito Santo.  
 
                                Não podemos ser crianças espirituais!