“Eu vim para lançar fogo sobre a terra e como gostaria que já estivesse aceso!” (Lucas 12,49)

O fogo de Jesus!

Jesus tem dentro de si um fogo que arde: a paixão por Deus, o zelo pela missão e pelas almas.  Ele é o messias que vem para acender o pavio que fumega (cf Isaías 42,3 b). Por isso esse fogo queima em seu interior, suas entranhas se movem, seu coração bate loucamente pelos filhos do pai que estão perdidos. O Senhor Jesus não retém esse fogo em si, mas o espalha derrama brasas do altar, para que em toda a terra sua Igreja também se inflame e sinta o calor deste fogo irresistível. “Como o Pai me enviou, eu também vos envio” (João 20,21). Este fogo move Jesus e seus discípulos, até o fim, na busca do reino de Deus e sua justiça.

Precisamos desse fogo!

É o encontro com Jesus e a busca pela radicalidade do Evangelho que podem incendiar em nós, a mesma paixão e amor incondicional. Se queremos obter essa paixão, corramos ao encontro de Jesus, é Ele que batiza com Espírito Santo e fogo! (cf Lucas 3,16). Quando somos tomados pelo fogo Santo de Jesus, nos enchemos de entusiasmo, criatividade, dinamismo, coragem e doação. Que pena que a vida cristã, tantas vezes, em vez desse calor do fogo de Jesus, tem a rotina, a moleza e a frieza como sua característica. Muitos deixaram ou deixam esse fogo se apagar. Por isso nos exorta a Escritura “Não deixes apagar o Espírito” (1 Ts 5,19).

Mas afinal o que é esse fogo?

Esse fogo é o Espírito Santo! Um dos símbolos do Espírito Santo é justamente o fogo. Quem não se deixa queimar pelo fogo de Jesus ainda não entendeu o poder de transformação que Jesus trouxe a terra com sua presença e Palavra. Seu desejo é de que ele arda em toda a terra, não apenas em certos sentimentos ou no íntimo das pessoas. Que seu fogo esteja aceso, seu fogo é muito mais do que “alguns momentos de piedade ou práticas religiosas”. Atear fogo é Avivar aquilo que estava morto, é destruir as ervas daninhas enraizadas nos corações e na sociedade pelo pecado, é submeter tudo a cristo.  Nesse intuito compreendemos a oração do profeta: “Ouvi-me, Senhor, ouvi-me: que este povo reconheça que vós, Senhor, sois Deus, e que sois vós que converteis os seus corações! Então, subitamente, o FOGO do Senhor baixou do céu e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, a poeira e até mesmo a água da valeta” .           ( 1 Reis 18,37-38), somente o fogo de Jesus pode mudar a história de nossa geração. Peçamos ao Senhor Jesus que sua palavra se cumpra em nós, Jesus eu quero esse fogo, aleluia!