Família projeto de Deus A casa construída sobre a rocha (Mateus 7,24-27)

 
A família é uma instituição divina, foi Deus quem projetou a família para perpetuação da espécie humana, o homem é chamado desde o principio da criação a crescer e multiplicar. Crescer não apenas em numero, mas em todos os aspectos, espiritual, psíquico, social, moral, Jesus vem para dar vida e vida em abundancia. 

A família é a célula mater da sociedade, local onde nos desenvolvemos e vivemos, elemento fundamental para que o reino de Deus se concretize. É na família que se desenvolve caráter, dignidade, onde recebemos educação, hoje até mesmo a educação e a sociedade estão em crise, Porque a família esta em crise, os pais imaturos e despreparados transferem a educação de seus filhos para a escola, mas a escola não educa, a escola apenas escolariza.

Interessante que tanto a casa construída sobre a rocha como a casa construída sobre a areia passam pelas mesmas tribulações: O Senhor diz que sobre as casas “Caem a chuva, vem as enchentes, os ventos sopraram contra a casa”

E infelizmente porque as famílias estão fragilizadas as mesmas estão sendo bombardeadas e muitas estão em ruína, atacadas por ventos contrários, existe um grande projeto humano para destruir o modelo de família ao qual Deus criou, o que chamamos de família nuclear, (Pai, mãe e filhos).

No Brasil em 2013 pela primeira vez, o percentual de famílias nucleares foi menor do que os novos projetos de família, ou seja as famílias que hoje se formam a partir  do fracasso da família nuclear que é o projeto de Deus, crescem a cada dia.   E a cada dia as pessoas estão mais infelizes, frustradas, doentes, endividadas, mais consumistas e individualistas e o percentual de ateus cresce assustadoramente. A cada dia o homem da passos mais largos se afastando do projeto de Deus. 

Isso é o que Jesus chama de ser insensato “burro, cabeçudo” querer constituir uma família sem a graça de Deus.  Qualquer empreendimento que construímos sem a graça é o mesmo que construir algo sobre a areia. Quando vierem os ventos contrários e derem sobre essa casa, logo ela irá desmoronar.

Salmo 127,1 “Se o Senhor não construir a casa em vão trabalham os pedreiros” Aqui esta o por que de tantas famílias fracassadas, ausência da graça de Deus.   Essa rocha ao qual Jesus diz em sua palavra é Ele mesmo, Ele é a rocha ao qual devemos construir a nossa casa.

Se fundamentarmos nossa vida em Cristo, o Senhor será nossa rocha, a nossa força, poderão até vir ventos contrários mas esses ventos não derrubarão essa casa, afinal essa casa foi construída sobre um elemento infalível “Jesus”.

A construção de uma casa basicamente se divide em quatro elementos:

1º A fundação;   2º A construção das paredes;  3º A construção do teto; 4º O acabamento.

  O primeiro elemento que devemos considerar na construção de uma casa é o fundamento (o alicerce).

O alicerce é a base da casa. O alicerce é que sustenta a casa para que a mesma não afunde.  Quanto mais alto for o seu projeto: namoro, noivado, casamento, educação de filhos, maior deverá ser o seu fundamento.  Investir no fundamento é fundamental, o fundamento suporta o peso de toda estrutura que esta sobre a casa. 

Na vida espiritual construímos esse fundamento em nossos relacionamentos em dois elementos:

O primeiro é o batismo no Espírito Santo – O batismo no Espírito Santo é a experiência nos une a cristo, que nos convence de seu amor e propósito. É fundamental que você seja cheio (a) do Espírito Santo para suportar as tribulações que virão contra a sua casa. E uma vez que você quer constituir uma família de acordo com o projeto de Deus, escolha alguém que seja também seja batizado no Espírito Santo. Isso evitará problemas no futuro, problemas maiores como desordem em via moral (Adultério, mentiras, vícios), mas também problemas menores, conheço vários amigos (as) que as esposas (os) lutam com todas as armas os impedindo  de irem a missão. 

O segundo é o Senhorio de Jesus – Viver o Senhorio de Jesus em nossos relacionamentos nos fará enraizados na graça de Deus. 

Precisamos ser radicais na vivencia da palavra, e não podemos abrir mão de nada que seja a vontade de Deus.  Como diz a palavra em (1 Sm 15,22) É melhor obedecer do que sacrificar.

Jovem! Se o seu namorado (a), ou noivo (a) quer ter relações com você antes do casamento e por isso ameaça o fim do seu relacionamento é melhor terminar o relacionamento do que construir uma casa sobre a areia. E isso vale até para o matrimonio em casos extremos, o matrimonio não esta acima da salvação, mas pelo matrimonio devemos nos santificar e alcançar a salvação.

 (Infelizmente vários lideres de nossas comunidades porque cederam a tentação em pequenas brechas, hoje estão divorciados ou vivem um casamento de brigas e constantes tribulações). 

Uma vez que investimos no fundamento partimos para a segunda etapa da construção da casa: A construção das paredes.  As paredes tem a função de nos proteger de acontecimentos externos.

Construímos as paredes de um edifício espiritual por meio da oração.  Algo que precisamos crescer e investir é a vida de oração. Mas você me poderia perguntar pra que rezar?

Na oração se resume em 3 Cs:

1º A oração nos da à graça de conhecer a vontade de Deus.  Algo que é fundamental para que os planos de Deus se realizem. Você que esta na seca, não vai sair hoje conhecendo e logo beijando de cara, primeiro pergunte se é vontade de Deus, converse com a pessoa... Melhor orar e esperar do que construir a casa sobre a areia.Será que é vontade de Deus que você namore nesse tempo de sua vida? Será que essa garota (o) é o homem a mulher de Deus para sua vida?  Será que esta na hora de vocês noivarem? De casarem? De ter filhos?

Um 2º C da oração é que a oração nos converte a vontade de Deus.

Quando mais eu rezo mais Deus é Deus em mim. Quanto menos eu rezo menos Deus é Deus em mim. A oração nos convence dos planos de Deus, vencemos os medos e  temos convicção de nossas decisões.

E um 3º C, é que a oração me capacita para fazer a vontade de Deus.  Na oração recebemos a graça de Deus para agir (oração: orar e agir).  Quanto mais rezarmos mais coragem  teremos para agir. 

Depois que construímos as paredes, entramos no terceiro passo da construção da casa:  A construção dos telhados.

Os telhados são muito importantes eles nos protegem das chuvas e do calor escaldante de sol.

O telhado em um relacionamento é o dialogo. Muitos casamentos são destruídos pela ausência do dialogo.

“O casamento que da certo é aquele que é um eterno namoro. E o namoro que da certo é aquele que nasce de uma grande amizade”. 

A amizade protege o relacionamento da rotina, do desanimo, dissipa os ressentimentos, dissolve as discussões.

Para concluir:  A ultima etapa da construção de minha casa: O acabamento

  É o acabamento que da beleza e a construção. Uma casa sem acabamento é uma casa sem graça.O acabamento de nossa construção espiritual, são os sacramentos.

Os sacramentos dão beleza a nossa alma e revestem nossos com a beleza de Cristo. Quero falar de três sacramentos: O primeiro é a eucaristia: Os padres da Igreja dizem que a eucaristia é o sustento e fortalecimento na caminhada crista. Precisamos estar fortalecidos para vencermos os ventos contrários que dão contra a casa. O Senhor diz no Evangelho de João 6,56 “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele” 

A reconciliação - A reconciliação é o sacramento da cura e libertação. Contra o pecado não existe outro remédio a não ser a misericórdia e o perdão. Principalmente na luta pela castidade, o sacramento da reconciliação deve ser buscado constantemente para não cairmos em pecados mais graves.

E 3º o matrimonio -  Todo namoro ou noivado, deve ter em vista o matrimonio, se esse não é seu propósito maior, você ainda não esta pronto para edificar uma casa sobre a rocha.

Penso que hoje poderíamos fazer como Zaqueu e pedir a Jesus que entre em nossa casa, para  abalar com  nossa estrutura, sarar  todas as nossas feridas e nos ensinar a viver a santidade, coloque a mão em seu coração.

 

Fala para o Senhor Jesus – Entra na minha casa Senhor....    

   

Deus abençoe sua família paz e pentecostes!