Dicas de como decorar versículos e memorizar passagens bíblicas

#FormaçãoparaPregadores 

6 Dicas preciosas  de como decorar versículos e memorizar passagens bíblicas

Acredito que durante uma pregação você já ficou “encabulado” de ouvir alguns pregadores citando versículos e até mesmos textos inteiros de memória e diante desse espanto pensou: “Eu não tenho esse dom”. Como é chato às vezes saber o versículo para mostrar a um amigo que estamos evangelizando, procura-lo na bíblia e não encontra-lo.

 Nessa meditação quero derrubar esse mito, dando algumas dicas preciosas para que você possa ter um arsenal de versículos em sua mente, como nos ensina Pedro, é preciso dar razão a nossa fé (1 Pd 3,15), e através desses pontos nunca faltaram munições, versículos para todas circunstancias e ocasiões em sua mente.

 Como decorar e memorizar passagens e versículos da Bíblia.

Era costume entre os judeus que a partir dos 6 anos os estudantes passassem a memorizar a Torá, o Pentateuco, os cinco primeiros livros da Bíblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Segundo a tradição, quando completavam 10 anos, eles já haviam decorado esses livros do Antigo Testamento, passando a aprender aos pés de um rabino. Eles deveriam aprender a memorizar os ensinamentos deste rabino.

Paulo por exemplo foi doutrinado aos pés de Gamaliel (Atos 22,1-3) Eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas educado nesta cidade, aos pés de Gamaliel, instruído segundo o rigor da Lei ancestral, zeloso por Deus, assim como todos vós sois neste dia.”

Lembre de Jesus aos doze anos discutindo com os mestres da lei no templo (Lucas 2).

Aos 12 anos o estudante já havia decorado todos os livros das Escrituras: o Pentateuco, os livros históricos, os livros poéticos, os livros de sabedoria, e todos os livros proféticos. E a partir daí passavam a debater sobre os ensinamentos dos rabinos, debatendo as interpretações e discutindo a aplicação da lei mosaica.

As lições de Jesus Cristo, por exemplo, foram transmitidas de forma oral, até ser documentado nos Evangelhos no Novo Testamento. Desta forma, coube aos discípulos preservar as palavras do Mestre e passar adiante com cuidado. Essa tradição de memorizar todas as palavras e transmiti-las era muito utilizada e por isso os mestres costumavam ensinar na forma poética do aramaico, facilitando a memorização.

Continue lendo para aprender várias técnicas e dicas práticas para facilitar a memorização:

Vamos aprender algumas técnicas para decorar versículos bíblicos e memorizar passagens da Palavra de Deus.

 

1. PEÇA O DOM DA SABEDORIA EM ORAÇÃO

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” (Tiago 1.5)

Sabemos que a sabedoria é o discernimento prático e no contexto bíblico pode ser aplicada como a capacidade de entender as lições da Palavra de Deus e praticá-la. A sabedoria auxilia na obtenção de conhecimento e na habilidade de tomar decisões difíceis. Portanto, ao pedir a Deus sabedoria, admitimos a capacidade do Todo Poderoso em nos auxiliar em nosso empenho por memorizar a Palavra de Deus.

Temos exemplos na Bíblia de que Deus pode agir em nosso favor para melhorar nossa capacidade mental. Salomão, por exemplo, pediu a Deus sabedoria (1 Reis 3.7) e tornou-se um dos homens mais sábios da Bíblia Sagrada. Também lemos em Lucas 24.45: “Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras”.

2. SEJA DEDICADO

“Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” (Salmos 119.11)

A segunda orientação, não menos importante, é ser dedicado. Você precisa estudar a Palavra de Deus, conhecer os livros da Bíblia, entender as divisões, buscar conhecer os conceitos de Novo e Antigo Testamento, ler as histórias contidas nas Escrituras e aprender sobre os originais do Cânon.

Parece complicado “kbçaum”?

Calma! O que você precisa fazer é ler a Bíblia e buscar conhece-la. Você pode, por exemplo, buscar conhecer melhor as principais histórias da Bíblia. Pesquisar sobre os milagres de Jesus Cristo e tentar se aprofundar nos principais ensinamentos do Mestre. Aliás, essa é uma dica importante: se possível, inicie sua jornada de estudos pelos evangelhos.   Indico um ótimo livro do Padre Jonas Habib, chamado a bíblia do dia a dia, o Padre Jonas ensina alguns métodos de leitura para aqueles que desejam ler a bíblia toda com facilidade.

3. ORGANIZE-SE

Para adquirir melhor concentração e facilitar a memorização é preciso organizar o ambiente de estudo. Portanto, procure um lugar de sossego e mantenha no ambiente apenas o material que irá utilizar para o estudo da Palavra de Deus. Uma Bíblia, um dicionário bíblico e um comentário bíblico são suficientes, mas se você tiver apenas a Bíblia já é suficiente para iniciar o plano de memorização.

Portanto, é necessário que tudo o que tire a sua concentração fique fora deste ambiente organizado para decorar e memorizar passagens bíblicas. O celular, a televisão, o computador e qualquer outro objeto que tire a sua concentração devem ficar de fora do ambiente que você escolheu para iniciar sua jornada em busca de maior conhecimento sobre a Bíblia.

Não esqueça que a mente humana deve ser exercitada. É muito importante que você se concentre somente nos trechos bíblicos que deseja memorizar. Se não houver esforço dificilmente você chegará ao seu objetivo. Prepare o ambiente de estudo, avise os familiares para não ser interrompido e tenha foco em suas tarefas, assim conseguirá melhorar sua memória e decorar versículos bíblicos com mais facilidade.

4. CONTEXTO

Ao estudar os versículos com a finalidade de fixa-lo na memória, o ideal é que isso seja feito de forma temática, ou seja, especificando um assunto e buscando versículos que falem daquele tema. É preciso contextualizar, desta forma você não cometerá o erro de decorar versículos que não condizem um com o outro.

Por exemplo, se escolher como tema “salvação”, deve buscar versículos que tenham ligação com este tema. Digamos que você escolheu este tema, então deveria iniciar estudando o diálogo de Jesus Cristo com Nicodemos, pois neste diálogo encontramos o tema chave da salvação: “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele exercer fé não seja destruído, mas tenha vida eterna.” (João 3.16).

5. REPETIÇÃO

 

Após estudar o tema e selecionar os versículos, procure anotar em algum lugar que você possa consultar sempre que necessário, preferencialmente em um mural no local de estudos. Então passe a repetir estes versículos em voz alta, por várias vezes. Tanto o versículo, quanto a referência (por exemplo, João 3.16). Cite a referência no início e no final. Assim conseguirá memorizar a referência mais facilmente.

A repetição é uma técnica simples, utilizada pelos pais para ensinar as crianças a falar, andar e praticar outras habilidades. Repetir por diversas vezes, em voz alta, buscando aplicar dentro do tema escolhido, irá facilitar a memorização da passagem bíblica e será um exercício para ajudar a mente a decorar o versículo.

6. COMPARTILHE

O conceito de compartilhar, neste caso específico, se refere à prática de ensinar, de debater o tema escolhido com outras pessoas no seu dia a dia. Se o tema for sobre salvação, então você pode tentar conversar com pessoas que ainda não conhecem a Cristo, desta forma estará evangelizando e exercitando sua memorização das passagens que fazem referência deste tema.

Além disso, você pode compartilhar os versículos nas redes sociais, sempre buscando ler cada um deles, pois isso irá exercitar outro gatilho de sua mente: a visualização. Esta é uma grande aliada da memória.