JOGOS PARAOLÍMPICOS – “OS VERDADEIROS DEFICIENTES NÃO SÃO AQUELES QUE POSSUEM UMA DEFICIÊNCIA, MAS AQUELES QUE NÃO ENCONTRAM SENTIDO PARA VIVER!”

Algumas reflexões sobre o texto: A cura do paralitico (cf Marcos 2,1-12), onde alguns amigos abrindo o telhado para trazer um paralitico por causa da multidão que lotava a casa onde Jesus estava, e, quando Jesus o vê, para o espanto de todos eles diz:  “Filho, os teus pecados são perdoados”.

Interessante que Jesus não se preocupa com a cura da paralisia física, mas sim com a cura da paralisia espiritual causada por nossos pecados.  Jesus só curou a enfermidade do paralitico por que duvidaram que ele tivesse poder para perdoar os pecados.

Jesus disse: “Que é mais fácil, dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados são perdoados’, ou: ‘Levanta-te, pega a tua maca e anda’?  Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados – disse ao paralítico –  eu te digo: levanta-te, pega a tua maca e vai para casa!” O paralítico se levantou e, à vista de todos, saiu carregando a maca.

Nós vivemos em uma época que infelizmente somos iludidos por uma ideia de saúde perfeita. Digite por exemplo na rede “corpo perfeito” você verá mil publicações, sites, blog, artigos... comentando sobre o assunto, tanto que muitos jovens até morrem pela busca desregrada de um corpo ideal, da saúde perfeita.  

A juventude influenciada pela mídia pensa: “Ai de quem não tem a saúde perfeita! Ai de quem carrega em seu corpo as consequências de uma enfermidade! Ai de quem anda com cadeira de rodas!

Infelizmente, até a Igreja para atrair adeptos caiu nessa “mentalidade”, para atrair mais adeptos são feitos mil apelos, promessas de curas e milagres. E outras distorções da mensagem evangélica, por que o deficiente físico que não é  curado é visto como “alguém que não tem fé, que tem um pecado muito grave e outras aberrações que são pregadas nas mensagens evangélicas.

A sagrada escritura nos revela que a pessoa pode ser deficiente e mesmo assim possuir uma vida plena de sentido.

Em João 9: Jesus diz que “Os deficientes foram criados para a glória de Deus.”  No caso daquele cego, Jesus revelou que não era punição de Deus por um pecado, e sim uma dádiva que manifestaria a glória dele. Por causa daquela cegueira, Jesus pôde realizar um milagre de cura pública que muito contribuiu para o reconhecimento da glória de Deus. É o “mal” transformado em bem. 

Hoje nós não chamamos mais as pessoas deficientes de portadoras de deficiência, mas deveríamos chama-las de verdadeiros heróis, pessoas especiais. A deficiência da pessoa não representa uma desgraça, por que a pessoa não deficiente não consegue perceber a vida com tantas riquezas de detalhes como uma pessoa deficiente consegue notar ao seu redor.  Muitas pessoas que andavam normalmente e de repente sofreram um acidente relatam que depois do acidente começaram a perceber a vida por outro ângulo. Eles dizem: “Eu não sabia que existiam tantas ladeiras, tantas escadarias no mundo”. Se nós olhássemos a vida no ponto de vista de um cadeirante não faríamos tantas escadarias nas ruas, pelo contrario, faríamos rampas.  Nas pessoas portadoras de deficiências são aguçados outros sentidos que nas pessoas sem deficiência são fracos.

Foto: Nick Vujicic, não possui braços nem pernas e viaja o mundo todo pregando o Evangelho

Você que é deficiente escuta o que eu quero te dizer:

O mundo precisa da sua maneira de perceber a vida.  Uma comunidade sem deficiente é uma comunidade deficiente, totalmente doente que causa deficiência múltipla. É uma comunidade tão doente que só vê cura e perfeição nas vidas das pessoas e levam as pessoas às deficiências graves da hipocrisia e da soberba.  Como o Senhor fala a Igreja de Sardes (Ap 3,17): “ Pois dizes: Sou rico, faço bons negócios, de nada necessito - e não sabes que és infeliz, miserável, pobre, cego e nu.”

Existem valores mais importantes que a saúde.   A vida tem mais valor que a saúde. Pense:  O que te faz viver?

 Se eventualmente não houver saúde, mas ainda te houver razão para viver, sua vida terá sentido, mas pelo contrario, se você tiver toda saúde do mundo para viver,  mas sua vida não encontrar sentido, então você não viverá, mas passará a vegetar, sem razão para viver.  A doença não esta na deficiência, mas na falta de sentido para viver.

 Interessante que nesse texto Jesus pouca importância da para cura. Qual é o verdadeiro milagre da cura do paralitico?

Ele chega carregado e sai carregando a sua maca. (Mc 2,12) O paralítico se levantou e a vista de todos, saiu carregando a maca.

Carregar a sua maca significa que agora ele é protagonista de sua história, ele superou a tragédia de ser dependente dos outros, se tornou livre, para carregar sua maca. Somente um encontro impactante pode fazer isso conosco, independente de você ser portador de dependência ou não, Jesus quer que você passe a carregar sua maca, que você carregue seus sonhos, supere seus medos e liberte-se de todas as paralisias causadas pelos pecados em nossas vidas.

Volte seu coração para Jesus, só ele pode dar um verdadeiro sentido em nossas vidas. Jesus preenche nossas vidas de sentido. Aleluia!

Notas: A terminologia  “deficientes” é uma briga que vem de longa data, e as pessoas que são  “portadores de alguma deficiência” física ou mental, praticamente diante de tantos debates, são consideradas como pessoas (aparentemente inomináveis)... mais explicações acessando https://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1855

 O termo “portador de deficiência” e o “portador de necessidades especiais” já foram execrados, porque o termo “portador” sugere alguém enfermo; o termo “excepcional” também já caiu, e parece que o único termo ainda usado publicamente, de forma simples, é “deficiente”. 

Fontes: 

https://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1855

https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/apocalipse/3/