O CEGO BARTIMEU - (Marcos 10,46-52)

Dentre os 18 milagres contados por Marcos, a cura do cego Bartmeu  é uma das mais fantásticas.  

Algumas lições: (Mc 10,46) Chegaram a Jericó. Quando Jesus estava saindo da cidade.  “Assim como chegou, partiu.”  Pergunto: Para que Jesus foi a cidade de Jericó se lá nada o fez? O que da sentido a viagem, ao ponto de ser registrado no evangelho é apenas uma pessoa “Bartmeu”

Jesus foi a Jericó só por causa de uma pessoa; Bartimeu estava nos planos de Jesus, o Senhor tinha um grande propósito para ele. A sagrada escritura nos fala que “até os fios de cabelo de nossas cabeças estão contados”, que Deus tem planos para cada um de nós. Nesse noite Jesus também passa pela casa de formação só por causa de você. 

Mas porque Jesus vai ao encontro de Bartmeu?

(v.46 c) Bartmeu estava fora do caminho.

A beira do caminho, ou seja fora do projeto de Deus;  Na parábola do semeador em (Mc 4,15) Os da beira do caminho onde é semeada a palavra são os que a ouvem, mas logo vem Satanás e arranca a palavra semeada neles. Jesus ensina que aqueles que estão à beira do caminho são aqueles que não tem profundidade;  Satanás  tem facilidade para roubar o que foi semeado por Deus por causa da superficialidade de suas convicções.

Todas as vezes que vivemos fora do projeto de Deus, estamos como Bartmeu fora do caminho. O pecado faz isso conosco nos lança para longe dos projetos de Deus, vivemos a margem de suas promessas e sonhos para nós.

Bartimeu estava à beira do caminho por causa de três motivos. (v.46)

1º Bartmeu era um mendigo. Bartmeu não era protagonista de sua vida, ele dependia dos outros para sobreviver. Bartmeu não mendigava apenas dinheiro, mas também amor, amizade, atenção... Bartmeu era um excluído que vivia à margem com muitos traumas, magoas ressentimentos...

2º Bartmeu era cego.  Não somente cego fisicamente, mas cego espiritual, essa talvez seja a pior cegueira. Quantos cegos espirituais existiam em Jericó que não perceberam a proximidade de Jesus... Hoje a humanidade está cega, ela tem colocado outros fundamentos tem construído sua casa sobre a areia. 

3º Bartmeu não tinha nome.   Bart significa “filho”  bartmeu era filho de timeu, o nome na sagrada escritura significa sua missão, seu carater, seu sentido de vida.   Bartmeu sobre por que vivia uma vida sem sentido, o pior dos três elementos citados acima.  

 Mas quando tudo parece estar perdido, o extraordinário acontece... Quando Jesus esta saindo da cidade e com ele também uma multidão que o acompanhava, Bartmeu reage contra aquela situação “A margem” fora do caminho, Bartmeu toma três atitudes;

1º  Reação de Bartmeu:  (V,47)  Ouvindo que era Jesus –

Bartmeu ouve...  Aqui esta o primeiro passo para sermos curados, para sairmos da beira do caminho (ouvir a palavra de Deus)  Bartmeu era cego, mas Bartmeu não era surdo. A fé vem pelos ouvidos (Rm 10,17) Precisamos deixar a palavra de Deus cair em nossos corações ela produzirá fé.   Sem fé é impossível agradar a Deus Hb 11.6

Notem no versículo 56 “ A fé de Bartimeu o salvou!

Uma segunda atitude de Bartmeu: V, 47 Ouvindo que era Jesus Nazareno, começou a gritar.

Bartmeu não apenas ouve, mas Bartmeu clama por salvação. Um segundo elementos para sermos curados é a oração. Bartmeu era cego, mas bartimeu não era mudo.    #Aoraçãonãoétudosó100% 

O grito de Bartmeu foi tão poderoso, mas tão poderoso que parou Deus. (v.49)

Se soubemos o poder que tem o nosso clamor!

O diabo sabe, o poder de nossa oração por isso ele tenta de todas as maneiras nos calar (Bartmeu gritava (v.48) mas muitos repreendiam para que ele se calasse.  O inimigo coloca uma mordaça para nos impedir de clamar por salvação. 

 Uma terceira atitude de Bartmeu:   Bartmeu era cego, mas era perseverante, (não desanimou diante as dificuldades)

Ele sabia que a benção estava proxima, muitos tentavam calar Bartimeu e Ele perseverante clamava mais alto.  (cf  2 Cor 4,14-16)  Bartimeu vê o que ninguem vê : filho de Davi!

Jesus fala que se batermos a porta será aberta, o Senhor fala que temos que rezar sem esmorecer... Temos que ser como as crianças que não desistem de clamar. 

- Se ouvirmos a palavra, rezamos e não desistirmos de clamar a Jesus teremos em nossas vidas a graça de Bartimeu.

V,46-47-48  Bartimeu chama por Jesus...  Mais no v.49 é Jesus quem chama por Bartmeu.

Notem que o verbo chamar aparece três vezes no mesmo versículo:  (v,49) Chamai-o, chamaram, ele te chama!

Mais do que a cura, Marcos relata a importância do chamado de um novo discípulo. É Jesus quem o chama Bartimeu, e Bartmeu não tem duvidas disso (cf  João 15,16)

O chamado de Deus produz em nós dois frutos:  V.50  

1º Coragem para JOGAR O MANTO FORA

Desprendimento total de seus apegos:  Pelo fato de Bartmeu ser um pedinte, o manto era a sua única posse  (Ex 22, 26-27);  

O manto no oriente era instrumento de sobrevivência, protegia das tempestades de areia, do frio do deserto;  o manto era uma capa grossa, que passava uns 12 quilos, feito de Pelé de cabra.

Bartimeu não pensou duas vezes, mas ao ouvir o chamado renunciou a vida velha, vícios, pecados, a tristeza, renunciou toda frustração, seu medo, seu comodismo. Por menor que seja, se ainda carregamos algum tipo de manto, precisamos despojar para seguirmos a cristo.

 O chamado de Deus produz em nós dois frutos:  V.50    2º  Coragem para se aproximar de JESUS – Bartmeu deu um salto, um salto de qualidade de vida, agora não estava mais a beira do caminho, mas na presença de Jesus.

Na presença de Jesus ele ouve:  51 Este lhe perguntou: “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Rabûni, que eu veja”. 52 Jesus disse: “Vai, tua fé te salvou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho.

Aqueles que experimentam o amor de cristo nunca mais querem deixar de segui-lo. Vale a pena seguir Jesus... Somente nele teremos abundância e vida plena.  Que Deus te abençoe paz e pentecostes!