O ESPIRITO SANTO NOSSA ARMA NA ORAÇÃO!

O ESPIRITO SANTO NOSSA ARMA NA ORAÇÃO!

E, especialmente, quando a oração torna-se cansaço e luta é que se descobre toda a importância do Espírito Santo para a nossa vida de oração. O Espírito se torna, então, a força da nossa oração “fraca”, a luz da nossa oração apagada; em uma palavra, a alma da nossa oração. Verdadeiramente, ele “irriga o que é árido”, em nossa espiritualidade.

Esse era o auxilio experimentado pelos cristãos primitivos em meio a tantas lutas (Rm 8,26) o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis.

Assim o apóstolo exortava os fiéis a orar constantemente “no Espírito” (Ef 6:18; cf. também Judas 20). Mas afinal o que significa orar no Espírito?

De acordo com Cantalamessa orar no Espírito Santo significa permitir que Jesus continue a exercer o próprio ofício sacerdotal no seu corpo que é a Igreja. A oração cristã se torna uma extensão no corpo da oração do chefe. É conhecida a afirmação de Santo Agostinho:

“Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, é aquele que reza por nós, reza em nós e que é rezado por nós. Reza por nós como nosso sacerdote, reza em nós como nosso chefe, é rezado por nós como nosso Deus. Reconheçamos, portanto, nele, a nossa voz, e em nós a sua voz.

Que tremendo! Deus não é só rezado por nós, mas reza em nós.

O mesmo grito, Abbá! que o Espírito, vindo a nós, dirige ao Pai (Gl 4, 6; Rm 8, 15) mostra que quem reza em nós, pelo Espírito, é Jesus, o Filho único de Deus. Por si mesmo, de fato, o Espírito Santo não poderia dirigir-se a Deus, chamando-o Abbá, Pai, porque ele não é “gerado”, mas somente “procede” do Pai. Se pode fazê-lo é porque é o Espírito de Cristo que continua em nós a sua oração filial.

Portanto quando oramos no Espírito estamos em comunhão profunda em Deus, São João da cruz já dizia que: “A alma unida a Deus o diabo teme como o próprio Deus”.  Não temos a dimensão da profunda graça a qual estamos inseridos ao Pai, no filho pelo Espírito Santo. 

Talvez essa seja a razão primeira do combate ofensivo que recebemos na oração, distração, cansaço, aridez... até o inimigo sabe, que quando você se abre a experiência de Deus na oração, recebemos a arma mais poderosa do mundo em nossas batalhas: O ESPIRITO SANTO!

Aceitemos o convite de Paulo, oremos constantemente no Espírito, deixemos que Ele venha em socorro de nossas fraquezas e limitações.  

VEM ESPIRITO SANTO! 

Ore pedindo a Deus o 

 

 

derramamento do Espírito Santo:

Dá-me, Senhor, o derramamento do Espírito Santo.
Eu preciso e sei que essa é a tua vontade.
Que eu seja cheio do Espírito Santo.
Este Espírito que é da Igreja una, Santa, católica, apostólica.
Para que ela seja renovada, santa, com todos os seus “órgãos” perfeitos, e não uma Igreja “mutilada”.
Muito obrigado, Senhor, porque sou parte dessa Igreja que tem o Espírito Santo.
Amém!