Os sete banhos de Naamã (2 Reis 5,1-15)

Os sete banhos de Naamã (2 Reis 5,1-15)

(2 Reis 5,1)  Naamã, chefe do exército do rei de Aram, era um homem muito estimado e considerado pelo seu senhor, pois foi por meio dele que o Senhor concedera a vitória aos arameus. Mas esse homem, valente guerreiro, era leproso.

Naama era um homem notável diante do seu povo. Foi através dele que os Arameus conquistaram muitas batalhas na guerra. Um valente guerreiro que se tornou braço direito do rei. Quando Naamã passava com os cavalos e soldados do rei, todo o povo se curvava, as crianças todas queriam ser como ele, as mulheres suspiravam. Se tratava de um homem nobre e estimado por todos. 

Mas poucos sabiam que esse homem nobre era leproso.  (1 Reis 5,1 b) 

A lepra era uma das doenças mais terríveis por causa de dois motivos: a lepra era uma doença contagiosa, e incurável. Por isso o leproso deveria ser excluído da comunidade (Lv 13.45-46) o homem atingido de lepra andará com as vestes rasgadas, os cabelos soltos e a barba coberta, gritando: ‘Impuro! impuro!’ Durante todo o tempo em que estiver contaminado de lepra, será impuro. Habitará a sós e terá sua morada fora do acampamento.   

Muitas partes do corpo do leproso eram mortas e suas extremidades (Mãos, pés, orelhas, nariz) se decompunham em vida.  Por isso o leproso era excluído do convívio social e vivia como um mendigo. O leproso era insensível ao calor, as partes  tocadas pela lepra  ficavam  como  que mortas. O leproso se tornava um cadáver vivo.  Os membros do seu corpo iam-se decompondo em vida. E o leproso  era expulso e deveria viver isolado da comunidade.

O que muitos não sabiam.  Naamâ vivia um complexo, ele tentava esconder suas misérias,  atrás de uma farda, a farda de oficial, mas todos os dias, na hora de tomar seu banho, ele tinha que encarar suas lepras.

Naamã é o reflexo de nossa juventude “Naamã vivia de aparência” “heróis no faceboock, mas leprosos dentro de casa”  Muitos de nós também vivemos escondidos  em nossas fardas, em nossas mascaras, em nossas hipocrisias,  mas muitas vezes temos que encarar no espelho da palavra o leproso  que existe dentro de nós, o jovem carente, medroso, viciado... muitos de nós carregamos muitas lepras, não lepras físicas como a de Naamã, mas lepras espirituais geradas pelo pecado em nossa vida.  (Traumas, medos, falta de perdão, maus hábitos, vícios ...).

O pecado é como uma lepra, que nos mutila em vida, que nos torna insensíveis ao amor de Deus.  O pecado nós torna insensíveis ao amor  de Deus. (cf Isaías 59,1-2). Podemos até tentar esconder nossas lepras em uma farda, mas diante de Deus estaremos sempre nus e ele vê todas nossas misérias. 

Mas vamos ver nesse texto que Deus tem planos para Naamã. (cf 2 Rs 5. 2-3) Uma Jovem anuncia a Naamã o Deus que cura toda lepra.

Essa jovem, que foi trazida por Naamã como escrava, é figura da Igreja.  Ela não tem nome, mas ela possuem uma identidade, ela professa sua fé e adora o único Deus verdadeiro. O único Deus que pode curar toda a lepra. Assim como as figuras  do advento  João Batista  e  Maria (João 1,29) João Batista, ao ver Jesus grita: Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado mundo. Jesus é cordeiro de Deus, que tira toda lepra, que cura todas nossas feridas, que pode mudar o destino de nossas vidas. (João 2,5) Fazei tudo que ele vos disser.

Quando Naamã ouve o testemunho daquela jovem, ele pede autorização do rei e corre ao encontro do profeta. (v.9)  Então Naamã chegou com seus cavalos e carros, e parou à porta da casa de Eliseu.

Lembre-se que Naamã era um homem notável. Que quando ele chegava todos se curvavam, e esperavam ele passar. (v.10)  Eliseu mandou um mensageiro para lhe dizer: “Vai, lava-te sete vezes no rio  Jordão, que tua carne será curada e ficarás limpo”.

Eliseu ignora a presença de Naamã, Naamã ficou irritado (v,11).   Ele queria determinar  o modo de Deus agir.   Ele achava que Eliseu iria fazer uma oração, colocar as mãos sobre ele e profetizar a cura.  Mas Naamã caiu do cavalo.  

 

Sabe por que muitas vezes, não somos curados?

Os nossos pensamentos, não são os pensamentos de Deus. Queremos determinar o modo de Deus agir, mas ele sabe o que é melhor para nós. Naamã tem duas escolhas:  Permanece no orgulho e se submete à vontade de Deus.

Alias aqui esta o caminho  que diferencia os pecadores dos verdadeiros santos da Igreja. Os que permanecem  no orgulho permanecem doentes, leprosos e não curados de seus pecados. Aqueles que se aquebrantam se humilham recebem o perdão e a vida nova. Por isso que o salmista Davi diz: Sacrifício para Deus é um espírito contrito; não desprezas, ó Deus, um coração contrito e humilhado.  (Salmo  50,19).

Os seus soldados começam a discutir com ele e com muitos custo ele se submete  à vontade de Deus.  (V,13).

 Então Naamã decide ir ao encontro do rio Jordão. Mas para que Naamã ficasse curado de sua lepra, era preciso ele fazer quatro coisas:

v.14 Então ele desceu e mergulhou sete vezes no Jordão, conforme o homem de Deus tinha mandado. Sua carne tornou-se semelhante à de uma criancinha, e ele ficou purificado.

1º Descer -  Ou seja se humilhar – Se humilhar é reconhecer que precisamos ser, totalmente dependente de Deus.  Sem  Jesus não somos nada. (cf Salmo 127,1)

2º Se despojar-  Mostrar suas lepras.  Naamã para ser curado, precisou antes mostrar suas lepras diante de todo Israel.  (Não tenha medo de confessar os seus pecados, aprenda a confessar os seus pecados  antes que seus pecados se tornem públicos).

Precisamos mostrar nossas lepras, confessar nossos pecados, abrir nosso coração em oração para Deus curar.

3º Mergulhar -  Ou seja ser batizado no Espírito Santo. Batizar significa sepultar , morrer para vida velha, nascer para vida nova. Batizar significa submergir (colocar dentro) inteiramente.   Ou seja todas as áreas de nossas  vidas.

4º Permanecer  nas aguas até que todo o seu ser seja curado – Quando vezes Naama teve que mergulhar nas aguas? Sete vezes.  O numero sete na linguagem bíblica significa  plenitude,  por isso precisarem ser constantemente batizados no Espírito Santo., até o ultimo  segundo de nossas vidas.  Dentro de nós sempre gritará o homem velho, leproso.

Qual foi o resultado dessa experiência?

Foram dois:

1º) Seu coração foi transfigurado. (v,14) “Sua carne tornou-se semelhante à de uma criancinha, e ele ficou purificado”.

2º) Naamã foi convencido por meio da sua experiência que o Deus de Israel era o Senhor de sua vida.  (v,15) “Agora estou convencido de que não há outro Deus em toda a terra, senão o que há em Israel!

Façamos a experiência de Naamã, mergulhemos sem medo no amor de Deus, seremos transfigurados nosso coração será transformado e o Senhor fará muitas maravilhas em nós.  Que Deus te abençoe, paz e pentecostes!