Pra que se desesperar? Jesus esta no barco, Ele acalma a tempestade!

A tempestade acalmada (Mateus 8,18;23-27)

Depois de um dia cansativo de missão, aonde o Senhor realizou muitos prodígios e sinais entre a multidão que o acompanhava Jesus tomou a decisão de passar para outra margem do lago. O texto diz: “… entrou no barco” (Mt 8, 23), e em (Mt 8, 18) diz: “Passemos à outra margem do lago”, esse é o lago de Genesaré, também chamado de Mar da Galiléia ou de Tiberíades. Jesus tomou essa decisão por três motivos:
1º A região do lago de Genezaré era um lugar menos habitado e mais tranquila, onde as pessoas os deixariam ter um pouco de paz e de descanso. Afinal o Senhor em sua natureza humana estava muito cansado. 
2º Para que seus discípulos aprendam que a vida cristã é feitas de tribulações e riscos.  De acordo com São João Crisóstomo: aqueles que estão no barco com Jesus não devem assustar-se diante dos perigos. “Quando se trata de manifestação de milagres, permite que o povo assista; mas quando é questão de tentações e temores, toma somente aos atletas que se propunha formar para a conquista do mundo” 
3º Para revelar que Ele é o Senhor não só da terra, mas também do mar. Ensina Orígenes: “Havendo feito Jesus Cristo muitos e admiráveis prodígios em terra, passa a executar, no mar, obras mais admiráveis, para mostrar a todos que era o Senhor da terra e do mar”.
Outro fato importante a destacar: apenas seus discípulos o seguiram. As multidões permitem que Jesus se afaste, mas os discípulos não, eles fazem questão de entrar no barco com seu mestre.  Aquele que encontrou verdadeiramente a Face de Nosso Senhor, jamais se separará d’Ele, porque n’Ele está a verdadeira felicidade.
 
Tudo estava acontecendo conforme o planejado. O lago de Genezaré era um lago muito calmo, os ventos eram tranquilos, os discípulos mestres em pescaria manobravam o barco e Jesus muito cansado aproveitou a tranquila viagem para descansar e dormiu profundamente.  Mas de repente (Mt 8,24) “Nisso, veio uma grande tempestade sobre o mar, a ponto de o barco ser coberto pelas ondas. Jesus, porém, dormia”.  
Muito interessante no momento em que Jesus dorme uma tempestade furiosa tenta virar o barco dos discípulos de maneira tão furiosa que aqueles experientes pescadores perceberam que estavam em perigo de perecer. É a única passagem do Evangelho que nos mostra Jesus Cristo dormindo. Ele parece estar ausente.
Claro que não se tratava de algo natural, mas algo de sobrenatural acontecia no lago de Genezaré. Os discípulos experientes nas tempestades de ordem natural se veem rendidos sobre a tempestade sobrenatural.  Estavam acostumados com a realidade natural, mas desconheciam as realidades sobrenaturais. O apóstolo Paulo ciente dessas tempestades nos exorta sobre a realidade do combate espiritual: 
“revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do diabo. Pois a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados, as potestades, os dominadores deste mundo tenebroso, os espíritos malignos espalhados pelo espaço. (Ef 6,11-12). 
 
Quando o texto diz que Jesus Cristo dormia, os padres da Igreja veem nesse fato um dos maiores mistérios da espiritualidade o silêncio de Deus. 
O sono pesado de Nosso Senhor entra em contraste com a luta incansável dos discípulos no meio da tempestade, o sono profundo de Jesus foi comparado pelos padres frequentemente ao tenebroso silêncio de Deus em que parece, por vezes, que Ele está ausente e despreocupado das dificuldades dos homens e da Igreja. Mas é importante lembrar de que Jesus Cristo nunca nos deixará a sós. 
Mesmo dormindo Jesus esta sempre em nosso barco. 
São Jerônimo escreve: “O tipo deste sinal o vemos no profeta Jonas; quando todos estavam em perigo, ele estava seguro, dormia e foi despertado”, e: “Ó verdadeiros discípulos! Tendes convosco o Salvador e temeis o perigo? Está convosco a vida e temeis a morte? 
‘E Jesus lhes disse: Por que temeis homens de pouca fé?’ Como se dissesse: ‘Se me haveis visto poderoso na terra, por que não credes que também posso sê-lo no mar?
Irmãos, os discípulos eram pescadores profissionais, na maioria, homens acostumados com o mar, diante da tempestade perceberam imediatamente que os seus esforços não eram suficientes para manter o barco no rumo certo e compreenderam que as suas vidas corriam perigo: “… e eles corriam perigo” (Mt 8, 24).
O que os discípulos fazem?
Eles correm ao encontro de Jesus clamando: “Senhor”, diziam, “salva-nos, estamos perecendo!”  
Em situações semelhantes, quando a tempestade desaba sobre nós, quando os nossos esforços parecerem inúteis, devemos seguir o exemplo dos discípulos e recorrer a Jesus com toda a confiança dizendo: Senhor, salva-nos, estamos perecendo! Devemos aproximar-nos d’Ele e dizer-Lhe a todo momento, com confiança de quem O tomou por Mestre: Senhor, não me largues. E passaremos as tribulações junto d’Ele, e as tempestades deixarão de inquietar-nos.
As tempestades são permitidas em nossas vidas para que possamos crescer na fé. Quando maior a tempestade com maior proporção podemos experimentar como é grande nosso Deus. Não podemos deixar de recorrer a Jesus com confiança; Ele é o Deus Poderoso e Misericordioso, que sempre nos socorrerá. Santo Agostinho diz: “Cristão, na tua barca dorme Cristo; desperta-o, que Ele censurará a tempestade e far-se-á a calma”.
O que acontece?
O salto da fé, os discípulos agora confiam somente em Cristo, abandonam suas capacidades e não confiam no socorro dos outros barcos, mas somente em Cristo.  Essa fé os leva a um abandono total na misericórdia de Deus, que desperta o Senhor que até então dormia.  Despertar Jesus é o mesmo que estar unido a Ele. Nesse versículo 25 os discípulos aproximaram de Cristo Jesus e O despertaram.  Agora eles podem triunfar sobre a tempestade “Tudo posso naquele que me fortalece”.
Em Mt 8, 26 diz: “Disse-lhes ele: ‘Por que tendes medo, homens fracos na fé?’ Depois pondo-se de pé, conjurou severamente os ventos e o mar. E houve uma grande bonança”.
Orígenes escreve: “Mandou, pois, aos ventos e ao mar, e de um forte vento se fez uma grande tranquilidade. Convém que o grande faça coisas grandes e, por isso, o que primeiro havia agitado magnificamente a profundidade do mar, agora manda que outra vez se restabeleça uma grande tranquilidade, para que os discípulos, tão agitados, se alegrassem magnificamente” Jesus revela sua soberania sobre todas as coisas criadas e apenas com uma palavra coloca ordem em todo caos parando a tempestade no mar. Com a mesma autoridade que falava as enfermidades, ao espíritos maus, agora fala ao vento e o mar.
Os discípulos entram em êxtase “Quem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?
Esse é Jesus 100% homem (Ele dorme) 100% Deus (Ele nunca dorme, e tudo esta sobre domínio de suas mãos).  Como diz a canção “Ta dominado, ta tudo dominado” Afinal se Jesus prometeu estar conosco todos os dias, por que ainda temos medo? 
Nunca se esqueça, Ele nunca dorme esta sempre em nosso barco e apenas com uma palavra pode acalmar todas as tempestades em nossa vida. Aleluia! Glórias ao Senhor Jesus!