Que homem era Francisco!

 

                      Que homem era Francisco!

 Tinha uma liberdade espiritual tremenda. Precisamos  ter o desejo que ele tinha, precisamos ter a sede que ele tinha, a fome insaciável que ele tinha.Quando se encontrava sozinho, rompia em soluços golpeando o peito, rolando  pelas sarças e urtigas, erguendo os braços ao céu e clamando: ”  Procuro-te desesperadamente o dia inteiro, oh meu Deus. De noite, quando durmo, és Tu que me procuras. Quando nos encontraremos?”

Frei Leão narra uma experiência de Francisco: ” Uma vez, sozinho, deitara-se de bruços, beijando a terra e clamando por Deus:” Sei que estás em toda parte, bradava. Se ergo uma pedra, encontro-tT, se me inclino à beira de um poço, enxergo Teu rosto, e cada verme que vejo traz Teu nome gravado no dorso, no ponto preciso em que as asas se preparam para brotar. Portanto, também estás dentro de cada caverna e no bocado de terra onde agora coloco meus lábios. E Tu me vês e me ouves, e tens pena de mim.”

 Francisco tinha consciência da grandeza de Deus e de sua pequenez, por isso dizia:”… o homem vale o que é diante de Deus e nada mais.”